domingo, 8 de setembro de 2013

Transformado para Transformar


REFLEXÕES de um SER em EVOLUÇÃO.
 A busca de uma VIDA PRÓSPERA com PROPÓSITO e QUALIDADE

Tema: Agente Transformador e a Transformação da Organização. 
- Transformado para Transformar -

1- Agente Transformador: Gestão do Desenvolvimento Humano  e Difusão do Conhecimento :

De uma forma simplista, você como integrante de uma organização pode estar em dois grupos (ambos dinâmicos nos processos de interação e migração de seus integrantes):

Agentes ou Pacientes de Transformação e Mudança
Veja este vídeo sobre possibilidades e impossibilidades:


Nos dias atuais é fator de sobrevivência, para aqueles que se dispõem a atuar nas organizações, a necessidade crescente de adaptabilidade frente às constantes mudanças propostas por elas e pelo mercado, sendo, portanto, primordial a existência de líderes, formais ou informais, que desenvolvam habilidades (sejam transformados) para atuarem como agentes transformadores.
Um Agente Transformador é um profissional capacitado a incumbir-se do esforço para criação e compartilhamento do conhecimento na organização, através do desenvolvimento das pessoas – saberes, habilidades, competências e emoções – utilizando-se de todas as ferramentas, presenciais ou não, de treinamento e desenvolvimento. 

Quando se fala em educação, hoje não se restringe mais às paredes da escola. Nos dias de hoje aprender a aprender é a questão. 
Estamos vivendo uma economia global, onde tudo gira em torno da aquisição de:
     a)  novos conhecimentos, 
     b) novas formas de aprendizagem, 
    c) no desenvolvimento de novas competências. 

Não tem como parar de aprender, por isso estamos permanentemente sendo transformados . O mundo a nossa volta está sempre em constantes mudanças, evolução e transformação. Com a globalização e a internet, que permite acesso às informações em tempo real no mundo todo, o processo educacional também tende a se transformar para acompanhar a evolução do conhecimento que se faz cada vez mais dinâmica.
Diante dessas modificações profundas, as organizações também se veem investindo intensamente em educação. Como afirma Drucker (2006, p.1)
“Se as organizações também perderem a sua capacidade de desenvolver pessoas, elas terão feito um pacto com o Diabo”.


2- Pedagogia Empresarial : O que busca e em que contexto:

A Pedagogia busca formar o homem para a vida, se preocupa com uma formação integral, crítica, seres pensantes, de opinião capaz de ver a realidade e modificá-la.
“Pedagogia empresarial designa as atividades de estimulo ao desenvolvimento  profissional e pessoal realizadas dentro das empresasProf. Maria Luiza Marins Holtz.
 A pedagogia empresarial vive a procura de estratégias e metodologias que garantam, na realidade dos ambientes organizacionais, uma melhor aprendizagem, apropriação de conhecimentos, tendo como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto pessoal.

O contexto vivido por grande parte das organizações é de grande descompasso entre o acelerado ritmo do crescimento da competitividade, a demanda por profissionais e a pouca qualificação dos mesmos para postos de trabalho com crescente nível de sofisticação e exigências diversas. Podemos falar também, da falência do modelo de educação sistemática e da escola regular, ante as exigências das organizações sociais contemporâneas.

Vivemos a era da aprendizagem e da inovação, que para as organizações deve significar a capacidade de prover novas formas de agregar valor à sociedade através de produtos e serviços atualizados. Assim, levam vantagem empresas, organizações e nações que aprenderem e inovarem mais, melhor e mais rápido
Uma empresa jamais será definitivamente educada, pois estará sempre aprendendo e ensinando num processo continuado de educação. 
O conhecimento é o produto mais valioso da atualidade. E, esse conhecimento não vem em frascos, nem sprays, nem caixas e muito menos pode ser adquirido em supermercados. Vêm do relacionamento entre pessoas, relacionamentos bem conduzidos, baseados no respeito mútuo. Não basta mais ter um diploma, é preciso estar atento a tudo o que acontece no mundo.
O conhecimento globalizado enfatiza o saber acima de tudo.


3- De que forma ser um Agente Transformador através da educação:

Não há uma única forma nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece..., o ensino escolar não é a única prática, e o professor profissional não é seu único praticante. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.

O agente transformador não pode querer fazer o trabalho da Pedagogia, Psicologia ou da Psiquiatria (a não ser que formado nestas áreas), mas pode buscar individualmente e com apoio de profissionais com formação em pedagogia e psicologia organizacional contratados pela empresa, sua própria transformação (pelo aprendizado e educação), para na sequência realizar um trabalho educativo que mostra caminhos, ajudar, conduzir, visando o bem estar das pessoas, tanto na empresa como em sua própria casa com sua família. A educação é capaz de transformar, modificar e elevar o ser humano na sua totalidade.

Diante de um trabalho de educação de pessoas em uma organização, Holtz (2000, p.54) destaca que devemos responder três perguntas que são como um teste de ética:
        1a- É legal? (do ponto de vista criminal, civil), 
        2a- É imparcial? (todos os envolvidos serão ganhadores? Não deve haver perdedor.), 
     3a- Vou me sentir bem comigo mesmo? (se for publicado em jornais? Se a minha família souber?).


4- Agentes Transformadores e o Processo Transformador nas organizações:

Antes de tudo deve existir real compromisso com o "querer transformar".
4.1- Somente as organizações que percebem os desafios diários e a necessidade de novas formas de desenvolver  competências - transformando seus colaboradores para se transformar- conseguem estimular seus participantes a se transformarem em Agentes Transformadores. 

Conhecer a Organização, Visão de Futuro e clareza de "o que queremos transformar".
4.2- As organizações têm suas competências organizacionais que transmitem seus valores e crenças o que fundamenta sua atuação. Definem através de suas políticas as diretrizes desta atuação e através de normas e procedimentos que materializam essas políticas. 
Primeiramente os agentes transformadores devem conhecer a filosofia da organização, saber quais são seus valores e crenças, sua política e seus sistemas gerências,  seus princípios éticos e morais, e o que pretendem transformar/melhorar. Pois sem esse conhecimento prévio fica impossível realizar um trabalho eficiente. Se por um lado estará desenvolvendo pessoas e seus interesses, por outro não poderá ir contra o pensamento e a cultura organizacional.

Alinhamento de Conhecimentos: Tácito - Científico - Filosófico - Teológico.
4.3- Desenvolver estratégias didático-psíco-pedagógicas para aprender a aprender. 
Todos adultos possuem uma combinação muito particular dos quatro conhecimentos predominantes na sociedade Pós-Moderna: Tácito-Científico-Filosófico-Teológico. Alinhar essa mescla de conhecimentos com os Propósitos da Organização, exige um trabalho de abertura para a reflexão e transparência de Propósitos Organizacionais, e o entendimento que o desenvolvimento sustentável e sobrevivência da organização é que permitirá a permanência daquele grupo de pessoas atuando juntas.
Desobstruir verdades-mentes-paradigmas-poder para reconstruir as bases da transformação é talvez o maior de todos os desafios. Os indivíduos vão para as organizações com hábitos e práticas que nem sempre são corretas ou correspondem aos interesses da organização. Neste caso é preciso compreender e respeitar a "verdade das pessoas" e influenciar/agir de forma fundamentada e ética para que o indivíduo aceite mudar ou busque um outro ambiente onde se sinta adequado, e assim continue crescendo como pessoa e profissionalmente.

Novas condutas e respostas transformadoras através do "Condicionamento Operante".
4.4- Nossa cultura empresarial valoriza os efeitos e resultados práticos e atribui menor valor ao fundamento.
É muito importante considerarmos nossa cultura empresarial voltada ao resultado, na escolha das estratégias.
Selecionamos uma das Psicologias do Aprendizado que consideramos a de melhor impacto no grupo de trabalho e para a organização na etapa "Arrumando a Casa". 
lei do efeito é uma das três leis primárias que fazem parte da teoria de Thorndike, formulada no quadro  da  psicologia de aprendizagem. Consiste nas respostas numa determinada situação que são seguidas por um estado recompensador de eventos. Ao serem fortalecidas, vão se tornar respostas habituais para aquela situação, enquanto que as respostas que sejam seguidas por um estado desagradável, vão ter tendência a enfraquecer.
Lee Thorndike com a sua lei dos efeitos, estabeleceu as bases para o 
Condicionamento Operante   
de Burrhus. F. Skinner.


"Sem Reforço não há nada" B.F. Skinner
4.5- Os estudos de Skinner demonstram uma forma de aprendizado que leva em consideração a consequência do comportamento, regulado pela sua contingência com o meio ambiente, ou seja: 
SE...(comportamento). ENTÃO... (consequência).

A modelagem de elevação e/ou manutenção de frequência de uma "nova resposta operante desejada", se dará pelo reforço (positivo ou negativo), que guia a emissão de respostas operantes, por aproximações sucessivas até que a resposta operante desejada seja alcançada. 
A modelagem de redução e/ou eliminação da frequência de determinada "resposta operante não desejada", se dará pela punição ou extinção (positiva ou negativa).


Desenvolver a autonomia, comunicação, foco em solução e feedback dentro da empresa 
4.6- Tornar os Agentes Transformadores capaz de ter ações independentes sem precisar que “alguém” esteja “mandando” o tempo todo. 
Desenvolver a capacidade de comunicação.
Educar o olhar para a SOLUÇÃO, ou seja, ver o que tem que ser feito (e não os problemas)... e treinar para fazer.
E, por fim vem o feedback. É através dos resultados e respostas obtidas é que será possível saber se o seu trabalho está sendo realmente eficaz e possibilita as mudanças de estratégias, de metodologias e a escolha de novas formas de ensinar e aprender.


Pense nisso e esteja com Deus

Juarez Tonietto

Bibliografias e Fontes:
lei do efeito. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-09-08].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$lei-do-efeito>.
                                             http://riodevida.com.br/?p=videos&qual=47 
                                                         All work and all play (legendado) - Box 1824
                                      http://vimeo.com/44130258
                                              Todos queremos ser jovens - Box 1824:
                                        www.youtube.com/watch?v=3BOGtbpS-Y4

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