REFLEXÕES de um
SER em EVOLUÇÃO.
A busca de uma VIDA PRÓSPERA com PROPÓSITO e QUALIDADE
Tema: Agente Transformador e a Transformação da Organização.
- Transformado para Transformar -
1- Agente Transformador: Gestão do
Desenvolvimento Humano e Difusão do Conhecimento :
De uma forma simplista, você como integrante de uma organização pode estar em dois grupos (ambos dinâmicos
nos processos de interação e migração de seus integrantes):
Agentes ou Pacientes de Transformação
e Mudança
Veja este vídeo sobre possibilidades e impossibilidades:
Nos dias atuais é fator de sobrevivência, para aqueles que se dispõem
a atuar nas organizações, a necessidade crescente de adaptabilidade frente às
constantes mudanças propostas por elas e pelo mercado, sendo, portanto,
primordial a existência de líderes, formais ou informais, que desenvolvam
habilidades (sejam transformados) para atuarem como agentes transformadores.
Um Agente Transformador é um profissional
capacitado a incumbir-se do esforço para criação e compartilhamento do
conhecimento na organização, através do desenvolvimento das pessoas –
saberes, habilidades, competências e emoções – utilizando-se de todas as
ferramentas, presenciais ou não, de treinamento e desenvolvimento.
Quando se fala em educação, hoje não se restringe mais às paredes da
escola. Nos dias de hoje aprender a aprender é a
questão.
Estamos vivendo uma economia global, onde tudo gira em torno da
aquisição de:
a) novos
conhecimentos,
b) novas formas de
aprendizagem,
c) no desenvolvimento de novas
competências.
Não tem como parar de aprender, por isso estamos
permanentemente sendo transformados . O mundo a nossa volta está sempre
em constantes mudanças, evolução e transformação. Com a globalização e a
internet, que permite acesso às informações em tempo real no mundo todo, o
processo educacional também tende a se transformar para acompanhar a evolução
do conhecimento que se faz cada vez mais dinâmica.
Diante dessas modificações profundas, as
organizações também se veem investindo intensamente em educação. Como afirma
Drucker (2006, p.1)
“Se as organizações também perderem a sua
capacidade de desenvolver pessoas, elas terão feito um pacto com o Diabo”.
2- Pedagogia Empresarial : O que busca e em que
contexto:
A Pedagogia busca formar o homem para a vida, se preocupa
com uma formação integral, crítica, seres pensantes, de opinião capaz de ver
a realidade e modificá-la.
“Pedagogia empresarial designa as atividades de estimulo ao
desenvolvimento profissional e pessoal realizadas
dentro das empresas. Prof. Maria Luiza Marins Holtz.
A pedagogia empresarial vive a
procura de estratégias e metodologias que garantam, na realidade dos ambientes
organizacionais, uma melhor aprendizagem, apropriação de conhecimentos, tendo
como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas de modo que
estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto pessoal.
O contexto vivido por grande parte das organizações é de grande
descompasso entre o acelerado ritmo do crescimento da competitividade, a
demanda por profissionais e a pouca qualificação dos mesmos para postos de
trabalho com crescente nível de sofisticação e exigências diversas. Podemos
falar também, da falência do modelo de educação sistemática e da escola regular,
ante as exigências das organizações sociais contemporâneas.
Vivemos a era da aprendizagem e da inovação, que para as
organizações deve significar a capacidade de prover novas formas de agregar
valor à sociedade através de produtos e serviços atualizados. Assim, levam
vantagem empresas, organizações e nações que aprenderem e inovarem mais, melhor
e mais rápido.
Uma empresa jamais será definitivamente educada,
pois estará sempre aprendendo e ensinando num processo continuado de
educação.
O conhecimento é o produto mais
valioso da atualidade. E, esse
conhecimento não vem em frascos, nem sprays, nem caixas e muito menos pode ser
adquirido em supermercados. Vêm do relacionamento entre pessoas,
relacionamentos bem conduzidos, baseados no respeito mútuo. Não basta mais ter
um diploma, é preciso estar atento a tudo o que acontece no mundo.
O conhecimento globalizado enfatiza o
saber acima de tudo.
3- De que forma ser um Agente Transformador
através da educação:
Não há uma única
forma nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela
acontece..., o ensino escolar não é a única prática, e o professor profissional
não é seu único praticante. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo
ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender,
para ensinar, para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.
O agente
transformador não pode querer fazer o trabalho da Pedagogia, Psicologia ou da
Psiquiatria (a não ser que formado nestas áreas), mas pode buscar
individualmente e com apoio de profissionais com formação em pedagogia e
psicologia organizacional contratados pela empresa, sua própria
transformação (pelo aprendizado e educação), para na sequência realizar
um trabalho educativo que mostra caminhos, ajudar, conduzir, visando o bem
estar das pessoas, tanto na empresa como em sua própria casa com sua família. A
educação é capaz de transformar, modificar e elevar o ser humano na sua
totalidade.
Diante de um
trabalho de educação de pessoas em uma organização, Holtz (2000, p.54) destaca
que devemos responder três perguntas que são como um teste de ética:
1a- É legal? (do ponto de vista criminal, civil),
2a- É imparcial? (todos os envolvidos serão ganhadores?
Não deve haver perdedor.),
3a- Vou me sentir bem comigo mesmo? (se for publicado em jornais?
Se a minha família souber?).
4- Agentes Transformadores e o Processo
Transformador nas organizações:
Antes de tudo deve existir real compromisso com o
"querer transformar".
4.1- Somente as
organizações que percebem os desafios diários e a necessidade de novas formas
de desenvolver competências - transformando seus colaboradores para se
transformar- conseguem estimular seus participantes a se transformarem em
Agentes Transformadores.
Conhecer a Organização, Visão de Futuro e clareza de
"o que queremos transformar".
4.2- As
organizações têm suas competências organizacionais que transmitem seus valores
e crenças o que fundamenta sua atuação. Definem através de suas políticas as
diretrizes desta atuação e através de normas e procedimentos que materializam
essas políticas.
Primeiramente os
agentes transformadores devem conhecer a filosofia da organização,
saber quais são seus valores e crenças, sua política e seus sistemas gerências,
seus princípios éticos e morais, e o que pretendem transformar/melhorar. Pois
sem esse conhecimento prévio fica impossível realizar um trabalho eficiente. Se
por um lado estará desenvolvendo pessoas e seus interesses, por outro não
poderá ir contra o pensamento e a cultura organizacional.
Alinhamento de Conhecimentos: Tácito - Científico -
Filosófico - Teológico.
4.3- Desenvolver
estratégias didático-psíco-pedagógicas para aprender a aprender.
Todos adultos
possuem uma combinação muito particular dos quatro conhecimentos predominantes
na sociedade Pós-Moderna: Tácito-Científico-Filosófico-Teológico. Alinhar essa
mescla de conhecimentos com os Propósitos da Organização, exige um trabalho de
abertura para a reflexão e transparência de Propósitos Organizacionais, e o
entendimento que o desenvolvimento sustentável e sobrevivência da
organização é que permitirá a permanência daquele grupo de pessoas atuando
juntas.
Desobstruir
verdades-mentes-paradigmas-poder para reconstruir as bases da transformação é
talvez o maior de todos os desafios. Os indivíduos vão para as
organizações com hábitos e práticas que nem sempre são corretas ou correspondem
aos interesses da organização. Neste caso é preciso compreender e respeitar a
"verdade das pessoas" e influenciar/agir de forma
fundamentada e ética para que o indivíduo aceite mudar ou busque um outro
ambiente onde se sinta adequado, e assim continue crescendo como pessoa e
profissionalmente.
Novas condutas e respostas transformadoras através do
"Condicionamento Operante".
4.4- Nossa
cultura empresarial valoriza os efeitos e resultados práticos e atribui menor
valor ao fundamento.
É muito
importante considerarmos nossa cultura empresarial voltada ao resultado, na
escolha das estratégias.
Selecionamos uma
das Psicologias do Aprendizado que consideramos a de melhor impacto no grupo de
trabalho e para a organização na etapa "Arrumando a Casa".
A lei do efeito é uma das três leis primárias que fazem parte da teoria de Thorndike, formulada no quadro da psicologia de aprendizagem. Consiste nas respostas numa determinada situação que são seguidas por um estado recompensador de eventos. Ao serem fortalecidas, vão se tornar respostas habituais para aquela situação, enquanto que as respostas que sejam seguidas por um estado desagradável, vão ter tendência a enfraquecer.
Lee Thorndike com a sua lei dos efeitos, estabeleceu as bases para o
Condicionamento
Operante
de Burrhus. F. Skinner.
"Sem Reforço não há nada" B.F. Skinner
4.5- Os estudos
de Skinner demonstram uma forma de aprendizado que leva em consideração a
consequência do comportamento, regulado pela sua contingência com o meio
ambiente, ou seja:
SE...(comportamento). ENTÃO... (consequência).
A modelagem de elevação
e/ou manutenção de frequência de uma "nova resposta operante
desejada", se dará pelo reforço (positivo ou negativo), que
guia a emissão de respostas operantes, por aproximações sucessivas até que a
resposta operante desejada seja alcançada.
A modelagem
de redução e/ou eliminação da frequência de determinada
"resposta operante não desejada", se dará pela punição ou
extinção (positiva ou negativa).
Desenvolver a autonomia, comunicação, foco em solução e
feedback dentro da empresa
4.6- Tornar os
Agentes Transformadores capaz de ter ações independentes sem precisar que
“alguém” esteja “mandando” o tempo todo.
Desenvolver a
capacidade de comunicação.
Educar o olhar
para a SOLUÇÃO, ou seja, ver o que tem que ser feito (e não os
problemas)... e treinar para fazer.
E, por fim vem o
feedback. É através dos resultados e respostas obtidas é que será
possível saber se o seu trabalho está sendo realmente eficaz e possibilita as
mudanças de estratégias, de metodologias e a escolha de novas formas de ensinar
e aprender.
Pense nisso e esteja com Deus
Juarez Tonietto
Bibliografias e
Fontes:
lei
do efeito.
In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult.
2013-09-08].
Disponível na www: <URL:
http://www.infopedia.pt/$lei-do-efeito>.
http://riodevida.com.br/?p=videos&qual=47
All work and all play (legendado) - Box 1824
Todos queremos ser jovens - Box 1824:
www.youtube.com/watch?v=3BOGtbpS-Y4
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