A busca de uma VIDA PRÓSPERA com
PROPÓSITO e QUALIDADE
Equidade: Uma Vida Próspera para todos
A proposta
de Reflexões de um Ser em Evolução é a de tratar, através da
Pedagogia Empresarial, as doutrinas e princípios necessários para que
“o que ensinar” atenda aos anseios de “a quem ensinar”.
Neste
texto tratamos da influência da Equidade-Igualdade-Justiça
como fatores fundamentais ao Desenvolvimento Humano no Brasil.
Buscamos a formação de um cidadão-profissional crítico e
participativo na sociedade, que seja capaz de entender o mundo que o cerca,
para que, ao invés de simplesmente se acomodar diante das dificuldades e
mudanças, ele tenha condições psicológicas, sociológicas e espirituais de
transformar o que for necessário em nossa sociedade, para uma evolução
sustentável e verdadeiramente igualitária, para uma Vida Próspera, com
Propósito e Qualidade.
PESQUISA de OPINIÃO
Realizamos de 21 a 26 de
Setembro de 2013 uma pesquisa de opinião entre os leitores do Blog Mentor 2013.
Solicitamos que nos
indicassem até 03 áreas prioritárias de atuação da Educação
Transformadora voltada para a mudança de atitudes e comportamentos,
Os participantes recomendam mudanças de atitudes e comportamentos nas pessoas
que fazem parte de seus contextos de vida, nas áreas abaixo:
1o Bloco:
93% -
Educação: alfabetização,
qualidade do ensino, evasão escolar, formação e remuneração dos professores,…
2o Bloco:
58% - Saúde: acesso e qualidade do
sistema público de saúde, expectativa de vida, prevenção e orientações para
vida saudável,...
42% -
Segurança Pública e Risco Social: violência contra mulher e crianças, crimes,
furtos, drogas, alcoolismo, corrupção,…
33% - Emprego
e Renda : índice
de desemprego, nível de capacitação, uso da renda familiar, trabalho informal,
...
ÍNDICE de DESENVOLVIMENTO
HUMANO - IDH
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa, desenvolvido
em 1990, e usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento e
para ajudar a classificar os países como:
. Desenvolvidos - desenvolvimento
humano muito alto,
. Em Desenvolvimento – desenvolvimento
humano médio e alto
. Subdesenvolvidos –
desenvolvimento humano baixo.
A estatística é composta a partir
de dados de:
b)
educação,
c)
PIB (PPC) per
capita (como um indicador do padrão de vida)
recolhidos a nível nacional.
Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas
medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o
desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.
O IDH,
que varia entre zero e um (quanto mais próximo de um, maior o nível de
desenvolvimento humano), leva em conta as realizações médias de um país em três
dimensões: a possibilidade de usufruir uma vida longa e saudável, o acesso ao
conhecimento e um padrão de vida digno.
Como em
2010, o ranking de 2011 é liderado por Noruega (0,943), Austrália (0,929) e
Países Baixos (0,910).
RELATÓRIO de
DESENVOLVIMENTO HUMANO 2013
A ASCENSÃO do HEMISFÉRIO
SUL
O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) de 2013, elaborado pelo
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimentos (Pnud) tem o título de “A
Ascensão do Sul”. Nele, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) avalia
como a redução da pobreza e o crescimento da classe média se apresentam como os
futuros o recente progresso da América Latina, Ásia e África.
“A ascensão do Sul tem ocorrido em uma velocidade e escala sem
precedentes,” diz o documento. “Nunca, na história, as condições de vida e as
perspectivas de futuro de tantos indivíduos mudaram de forma tão considerável e
tão rapidamente.”
Como exemplo desse crescimento "espetacular", o documento
lembra que a China e a Índia duplicaram o seu Produto Interno Bruto (PIB) per
capita em menos de 20 anos. Isso representa um ritmo duas vezes mais rápido do
que o verificado durante a Revolução Industrial na Europa e na América do
Norte.
“A Revolução Industrial foi vivida, provavelmente, por uma centena de
milhões de pessoas, mas o fenômeno que assistimos hoje é protagonizado por
milhões de milhões de pessoas,” diz Khalid Malik, autor principal do Relatório
de 2013.
Com a melhoria dos padrões de vida, o percentual global de pessoas em
situação de pobreza extrema caiu de 43% em 1990 para 22% em 2008. Como
consequência disso, o mundo atingiu a principal meta em matéria de erradicação
da pobreza fixada nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, que era reduzir
para metade a percentagem de pessoas que vivem com menos de US$ 1,25 por dia
entre 1990 e 2015.
O documento também chama atenção ao aumento de participação dos países
em desenvolvimento no comércio internacional. Eles praticamente duplicaram a
fatia de participação, passando de 25% para 47% entre 1980 e 2010.
As trocas comerciais entre esses países do Sul saíram de menos de 30% do
comércio mundial, 30 anos atrás, para 25% atualmente, enquanto o comércio entre
os desenvolvidos recuou de 46% do total global para 30%. E pelas projeções
feitas no RDH, as relações comerciais entre os países do Sul ultrapassarão as
existentes entre as nações desenvolvidas.
O IDHAD
(Índice de
Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade)
Desigualdade
prejudica o Desenvolvimento Humano no Brasil
Embora o Brasil tenha aumentado ligeiramente seu
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2011 e subido uma posição no ranking
global do indicador, o
país mostrou resultados piores quando considerada a desigualdade social e a de
gênero, segundo o Relatório de Desenvolvimento de 2011 do Pnud (Programa
das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Em 2011, o
IDH brasileiro chegou a 0,718 ponto, valor 0,003 ponto superior ao de 2010. O
desempenho fez o país ultrapassar a nação caribenha de São Vicente e Granadinas
e alcançar a 84ª posição entre 187 países.
Com
isso, o Brasil permaneceu no grupo de países com IDH elevado, uma categoria
abaixo das nações com IDH muito elevado e acima das nações com IDH médio ou
baixo.
Em economia, BRICS é
um acrônimo que se
refere aos países
membros fundadores (o grupo BRIC:
Brasil, Rússia, Índia e China)
e à África do Sul,
que juntos formam um grupo político de cooperação.
Desigualdade social
Ainda
que tenha evoluído neste ano, o IDH brasileiro despenca para 0,519 (desvalorização
de 27,7%) quando são considerados indicadores que medem a desigualdade social.
O IDHAD
(Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade) combina o IDH com
dados que levam em conta a equidade no acesso à saúde, educação e renda. Em
situação de igualdade perfeita, o IDH e o IDHAD são iguais; quanto maior a
diferença entre os dois, maior a desigualdade.
Por
esse cálculo, publicado pela primeira vez neste ano, o Brasil obtém a 73ª
posição entre 134 países.
O IDHAD
brasileiro é inferior ao de muitas nações que estão atrás do país no ranking do
IDH, como Gabão (com IDHAD de 0,543), Sri Lanka (0,691) e Uzbequistão (0,549).
ATLAS do DESENVOLVIMENTO
HUMANO no BRASIL
O Atlas do Desenvolvimento Humano no
Brasil 2013 é uma plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano
Municipal – IDHM – de 5.565 municípios brasileiros, e a mais de 180 indicadores
de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade,
com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.
Concebido
como uma ferramenta simples e amigável de disponibilização de informações, o
Atlas Brasil 2013 facilita o manuseio de dados e estimula análises. A
ferramenta oferece um
panorama do desenvolvimento humano dos municípios e a desigualdade entre eles
em vários aspectos do bem-estar.
Sua relevância vem justamente da
capacidade de fornecer informações sobre a unidade político-administrativa mais
próxima do cotidiano dos cidadãos: o município.
Os
municípios brasileiros são peças importantes de um complexo mosaico, com
inúmeros desafios, mas também enormes oportunidades. São mais de 5 mil
territórios férteis em criatividade e experiências na busca por soluções
inovadoras para o desenvolvimento local.
Ao
proporcionar um olhar mais próximo sobre os municípios brasileiros, o Atlas
Brasil 2013 orienta caminhos e provoca a reflexão sobre os rumos do
desenvolvimento humano no país.
Esta é uma
excelente base para reflexões (logos) e ações (práxis) para Educação
Transformadora em nossas organizações e comunidades, buscando mudança de
atitudes e comportamentos que transformem o que for necessário em nossa sociedade, para uma
evolução sustentável e verdadeiramente igualitária.
Para
uma Vida Próspera, com Propósito e Qualidade..
Pense nisso e esteja com Deus.
Juarez Tonietto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Publique aqui sua opinião, comentário ou crítica. Reservamo-nos ao direito de publicar ou não sua publicação.