REFLEXÕES de um SER em EVOLUÇÃO.
A busca de uma VIDA PRÓSPERA com PROPÓSITO e QUALIDADE
Na Sociedade do Conhecimento (1950-?) as organizações precisam promover transformações de alto impacto e em um curto espaço de tempo. É neste contexto que germinam as organizações que aprendem.
A cada dia novas organizações públicas e privadas, em diferentes países, desenvolvem Programas de Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade que tiveram sua origem em 1950 no Japão, quando os americanos Deming e Juran implantaram a filosofia da qualidade para a recuperação de um país destruído pela 2a Guerra Mundial, quase sem recursos naturais, que se transformou em uma das maiores potenciais mundiais dos anos 80.
Os princípios da Liderança em Qualidade são: enfoque nos públicos de interesse, obsessão por agregar valor, reconhecimento e uso da trilogia -qualidade - abordagem científica- todos em equipe -, liberdade através do controle de indicadores, unidade de propósitos, identificação e eliminação de anomalias e falhas nos sistemas, instrução e treinamento continuados.
Esses princípios só são implantados através do conhecimento, pois com ele as pessoas expandem a capacidade de criar os resultados que desejam e surgem novos e elevados padrões de raciocínio, modificando a maneira de operar da organização e de se relacionar com o mercado e seus públicos de interesse.
Os líderes e colaboradores dessas organizações precisam muito mais que conhecimento técnico em suas áreas de atuação. Devem saber como trabalhar em equipe, planejar, realizar boas reuniões, lidar com a logística e os detalhes, coletar dados úteis, analisar esses dados e informações, transformar esse conjunto de fatores em um propósito ou utilidade, comunicar os resultados e implantar mudanças.
A Roda do Aprendizado de Peter Senge e Bryan Smith permite o entendimento e o dominio do ritmo de uma organização que aprende, pois utiliza e respeita a forma cíclica que as pessoas passam da reflexão para a ação e da atividade para o repouso. Esta roda conduz as pessoas do abstrato ao concreto e da reflexão à ação, e está dividida em 04 etapas: refletir - ligar - decidir - executar.
A liderança de sua organização está estimulada e capacitada a utilizar estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende?
A organização do futuro depende disso!
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