REFLEXÕES de um SER em EVOLUÇÃO.
A busca de uma VIDA PRÓSPERA com PROPÓSITO e QUALIDADE
Tema:
EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA.
http://stoa.usp.br/rudisantos/files/339/1744/A+Educação+Transformadora.htm
Existe uma sátira, muito antiga que nos fala a respeito de uma tribo pré-histórica que decidiu introduzir uma educação sistemática para suas crianças, com um currículo que procurasse atender às suas necessidades de sobrevivência no ambiente em que vivem. Sua personagem principal, "Novo-punho-fazedor de martelos", que foi o grande teórico e prático da Educação naquela tribo.
Novo-punho era um artesão e ganhara nome e prestígio na tribo por ter
produzido um artefato de que sua comunidade necessitava. Mas novo-punho era,
também, um pensador e aquela qualidade de inteligência que o levara à atividade
socialmente aprovada de produzir um artefato superior, levou-o a envolver-se na
prática socialmente desaprovada de "pensar". E, pensando, Novo-punho
começou a vislumbrar maneiras pelas quais a vida, em seu meio, poderia ser
melhor e mais fácil.
Seu conceito de uma educação sistemática formou-se a partir de
observações de seus filhos brincando e de comparações entre a atividade das
crianças e a dos adultos da tribo. Brincando, tinham por objetivo o prazer;
trabalhando, os adultos visavam à sua segurança e ao enriquecimento de suas
vidas. Diante disso Novo-punho pensou: "Se eu pudesse levar estas crianças
a fazer coisas que lhes dariam alimento, abrigo, roupas e segurança em maior
quantidade, eu estaria ajudando esta tribo a viver melhor".
Com esse objetivo em mente, Novo-Punho elaborou um currículo
escolar que respondia a três perguntas básicas:
“O que é que a
tribo precisa saber para viver bem alimentada, com o corpo quente e livre de
medo.
”Alimentação, vestuário e segurança na tribo estavam ligados à pesca,
à caça de cavalos e à proteção contra os tigres dente-de-sabre. As condições
ambientais da época e os aspectos genéticos da fauna local permitiam que a
pesca fosse feita à mão, que a caça aos cavalos fosse feita com uma clava e que
os tigres fossem afugentados com tochas de fogo. Assim, o currículo foi
constituído por três disciplinas:
"Agarrar
peixes com as mãos; pegar cavalos com a clava e espantar tigres dente-de-sabre
com fogo".
A nova tendência escolar foi um
sucesso e a tribo prosperou. Mas, os tempos passaram e as
condições ambientais mudaram. Com a chegada de uma idade glacial, a água
dos lagos tornou-se turva ao mesmo tempo que uma mutação genética produzia
peixes mais ágeis. Os cavalos partiram em busca de planícies mais secas,
surgindo em seu lugar, antílopes ágeis que não se deixavam apanhar pela clava.
Os tigres dente-de-sabre, devido ao clima frio, contraiam doenças e a espécie
praticamente se extinguiu. Entretanto, o frio trouxe os ursos polares que não
se atemorizavam com o fogo. A tribo ficou numa situação difícil, sobrevindo a
fome, o frio e a morte nas garras dos ursos. A escola continuava a ensinar a
agarrar com as mãos, em águas turvas, peixes ágeis; a pegar cavalos que não
mais existiam; a espantar tigres extintos.
Todavia, as necessidades de
sobrevivência suplantaram a escola. Outros dos poucos pensadores, ocupando o lugar
de Novo-punho haviam inventado redes para apanhar peixes, armadilhas para caçar
antílopes e poços camuflados para prender e matar ursos. Isso trouxe à tribo
fartura e uma nova segurança. Mas, as autoridades escolares e os professores resistiam
a todas as tentativas de modificar o sistema educacional para que as novas
técnicas fossem aprendidas na escola.
Até mesmo a maioria da tribo que as atividades práticas nada tinham a
ver com a aprendizagem escolar; e, ao ouvirem dizer que as novas técnicas
requeriam inteligência e habilidade, coisas que a escola deveria desenvolver,
sorriam indulgentemente respondendo que aquilo não seria "Educação" e
sim mero treinamento.
Ante a insistência dos radicais, os velhos sábios da tribo diziam:
"não ensinamos a agarrar peixes para que peixes sejam agarrados, mas
ensinamos isto para desenvolver uma habilidade geral que não seria desenvolvida
através do mero treinamento. Não ensinamos a pegar cavalos para que cavalos
sejam pegos; nós ensinamos isto para desenvolver uma força global no aprendiz
que nunca seria obtida através de atividades tão prosaicas e especializadas
como preparar armadilhas para antílopes. Não ensinamos a afugentar tigres para
fazer tigres fugirem; nós ensinamos isto com o fim de gerar uma coragem nobre
que nunca adviria de uma atividade tão básica como caçar ursos". A maioria
se calou. Somente um radical insistiu
fazendo um último protesto, dizendo que, como os tempos haviam mudado, talvez
fosse possível tentar atualizar o ensino de modo que o que as crianças
aprendiam pudesse ter algum valor na vida real. Mas mesmo seus companheiros sentiam que ele havia ido longe demais. Os
sábios se indignaram e responderam severamente: se tivessem alguma educação,
vocês saberiam que a essência da verdadeira educação independe do tempo. É algo
que perdura através de condições que mudam. Assim acreditavam aqueles sábios,
que há algumas verdades eternas, como a forma de ensino desenvolvida pelo
Novo-Punho.
Diante dessa sátira, percebe-se que as dúvidas que pairam sobre
“o
que ensinar” e “a quem ensinar”
cercam a humanidade desde tempos
remotos.
Sendo assim, a proposta
de Reflexões de um Ser em Evolução é
a de tratar, através da Pedagogia Empresarial,
as doutrinas e princípios
necessários para que “o
que ensinar” atenda aos anseios
de “a quem ensinar”,
visando um programa de ação especifico em relação a formação, aperfeiçoamento e
estimulo de todas as faculdades da personalidade de um conjunto de pessoas que
compõem uma organização com objetivos, propósitos e diretrizes definidas.
Buscamos a formação de um cidadão-profissional
crítico e participativo na sociedade, que seja capaz de entender o mundo que o
cerca, para que, ao invés de simplesmente se acomodar diante das dificuldades
e mudanças, ele tenha condições psicológicas, sociológicas e espirituais de
transformar o que for necessário em nossa sociedade, para uma evolução
sustentável e verdadeiramente igualitária, para
uma Vida Próspera, com Propósito e
Qualidade.
Pense nisso e esteja com Deus!
Juarez Tonietto
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